domingo, 7 de setembro de 2014

Artigo Pe. Luís Gonzaga Bolinelli - Setembro 2014



Quanto deve ganhar um discípulo missionário de Jesus?

Tem uma propaganda de um cartão de crédito que faz uma lista de vários produtos com seu respectivo preço e sempre termina com alguma experiência de vida e a conclusão de que aquilo “não tem preço!”. Isso é muito significativo, pois até mesmo uma instituição símbolo da sociedade capitalista reconhece publicamente que o que realmente importa na vida, não tem como ser comprado com dinheiro.
No entanto, encontramos muita gente que não consegue entender o trabalho gratuito de tantos discípulos missionários de Jesus em beneficio de outras pessoas, sempre carentes de algo, seja espiritual ou mesmo material. Afinal, nessa sociedade capitalista em que vivemos, tudo é visto a partir da certeza do lucro e por isso é normal as pessoas se perguntarem antes de fazer algo: “quanto ou o que vou ganhar ao fazer isso?”
Infelizmente, encontramos esse modo de pensar e viver até mesmo entre os batizados que frequentam a Igreja e fazem parte ativa de sua própria Comunidade. São pessoas que realizam as mais variadas atividades, muitas vezes com grande esforço e dedicação pessoal, mas que sempre querem ser reconhecidas pelo que fazem, procurando, assim, ficar em evidência e adquirir certo status ou privilégio na Comunidade.
A gratuidade do trabalho pela causa do Reino de Deus é totalmente incompreensível para quem não assumiu sua missão batismal de verdadeiro discípulo missionário de Jesus Cristo. Assim como é verdade que para a sociedade capitalista só tem valor quem produz muito e é reconhecido financeira ou socialmente por causa disso, também é verdade que isso não tem nada a ver com os ensinamentos de Jesus! Ele nos ensina que o importante é todo e qualquer tipo de doação que se faz em favor da dignidade de vida de quem quer que seja. Mais do que medir o quanto foi feito, Jesus pede que realizemos gestos concretos de doação, mesmo pequenos, mas sempre a partir do coração, por amor, com aquela mesma bondade que é própria de Deus Pai, graças ao Espírito Santo que habita em nós.
Aquele que age assim sabe que seu gesto “não tem preço” e, por isso, não se sente no direito de ter qualquer tipo de privilégio em relação àqueles outros que também agem desse mesmo modo. Ao invés de ficar calculando os ganhos ou os prejuízos, o verdadeiro discípulo missionário de Jesus se alegra imensamente em ver que mais pessoas acolhem a vida plena que ele veio nos dar. Afinal, para Deus, cada pessoa vale simplesmente pelo fato de existir e não pela capacidade ou oportunidade de produzir, de acordo com nossos critérios econômicos ou de status social.
Graças a Deus, também é verdade que em nossas Comunidades muitos entendem que toda sua dedicação pastoral “não tem preço”! É por causa de pessoas assim que muita gente vai encontrando seu espaço na vida, na sociedade e na própria Igreja, sem ser excluída ou mesmo descartada. É a ação silenciosa e fecunda de tantos verdadeiros discípulos missionários de Jesus, que vai tornando realidade a grande proposta do Reino de Deus que Jesus veio inaugurar!

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No 25º Domingo do Tempo Comum a liturgia nos propõe o texto bíblico: Mt 20,1-16. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Que critério o patrão usa para contratar os empregados? Uma moeda de prata correspondia ao necessário para que uma família pudesse viver dignamente por um dia, portanto, o que significa “eu lhes pagarei o que for justo”? Como entender que a “justiça” de Deus é diferente daquela humana? Estou satisfeito como o meu “salário” ou sempre fico comparando-o com o dos outros?

AGENDA
Ø  Posse de Dom Tarcisio Scaramussa como Bispo Coadjutor da Diocese de Santos: 13 de setembro, às 10:00h no Mendes Convention Center, em Santos. Vamos acolhê-lo com fraterna alegria e rezarmos juntos pela sua nova missão.

Ø  O Retiro de Catequistas está sendo realizado em cada cidade da Diocese. O tema é: “Jesus diz a todos: Venham a mim!”. Participe! Leve a Bíblia e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium

. Próximas datas:

ü  20 de Setembro = Centro I e II, às 14:30h no Colégio Stella Maris – Santos;
ü  27 de Setembro = Mongaguá, às 14h na Paróquia N. Sra. Aparecida;
ü  04 de Outubro = Praia Grande, às 8h na Paróquia N. Sra. das Graças – Ocian;
ü  11 de Outubro = Orla, às 8:30h no Seminário São José – Santos;
ü  18 de Outubro = Cubatão, às 14h na Capela N. Sra. Aparecida – Fabril;
ü  25 de Outubro = Peruíbe, às 8:30h na Paróquia São João Batista – Centro.

Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: