sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Artigo Pe. Luís Gonzaga Bolinelli - Agosto 2014


Parabéns, Catequista Discípulo Missionário!

 

Ser discípulo missionário de Jesus Cristo, em vista da concretização do Reino de Deus, é um compromisso assumido por todo batizado, independentemente da própria função que ele tenha na Igreja e do grau de instrução da sua fé, como nos lembra o Papa Francisco na Evangelii Gaudium (EG 120). Assim sendo, cada um realizará esse compromisso com características próprias, mas sempre em comunhão com toda a Igreja.
O catequista discípulo missionário sabe que sua missão é muito mais que ensinar doutrinas. Ele tem consciência que o catequizando, após ter feito um significativo encontro com Jesus Cristo, necessita ser acompanhado e animado a chegar ao amadurecimento de uma fé autêntica que se traduz num modo novo de  viver.
De fato, o discípulo de Jesus Cristo é aquele que tem consciência que seu lugar é atrás do Mestre! Por isso sabe que precisa dedicar tempo, o quanto for necessário para conhecer e acolher os seus ensinamentos e estilo de vida.
Parabéns a você catequista, que sabe ser autêntico discípulo de Jesus Cristo, pois continuamente se preocupa com o próprio amadurecimento da fé, através da escuta de sua Palavra na Leitura Orante da Bíblia, de momentos intensos de oração, das celebrações litúrgicas, de formações e estudos pessoais.
O compromisso missionário é consequência natural do discipulado, pois “cada cristão é missionário na medida em que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus” (EG 120). É impossível guardar tão rica experiência somente para si. Quem se coloca no seguimento de Jesus deseja que mais pessoas descubram esse tesouro e por isso o anuncia alegremente aos que ainda não o conhecem.
Parabéns a você catequista, que realiza a sua missão ajudando as pessoas a darem verdadeira razão da sua fé cristã. Você entendeu que “o primeiro anúncio deve desencadear também um caminho de formação e de amadurecimento” (EG 160) e por isso dedica sua vida em ajudar adultos, jovens, adolescentes e crianças a se tornarem verdadeiros discípulos missionários de Jesus.
Parabéns a você catequista discípulo missionário! Toda a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos reconhece o quanto você se dedica no crescimento pessoal da vivência da própria fé e no esforço em fortalecer a fé de tantos irmãos e irmãs que também são convocados pelo Senhor nosso Deus para fazer o seu Reino acontecer. Quantas renúncias você assume para realizar tão importante missão! Graças ao seu trabalho muitas comunidades são fortalecidas e capacitadas para assumirem trabalhos mais comprometidos com os excluídos e mais necessitados de nossa sociedade. Que você seja sempre mais um evangelizador que se abre sem medo à ação do Espírito Santo! Deus lhe Abençoe hoje e sempre!
 
Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: Neste ano o Dia do Catequista será celebrado no 22º Domingo do Tempo Comum no qual se reflete o texto bíblico: Mt 16,21-27. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: O que escandalizou Pedro? Quais as condições para ser verdadeiro discípulo de Jesus? Quais renúncias você é capaz de fazer para ser verdadeiro discípulo missionário de Jesus? E isso vale a pena?

 

AGENDA
Ø  O Retiro de Catequistas será realizado em cada cidade da Diocese. Algumas datas:
ü  02 de Agosto = São Vicente às 14h na Paróquia Cristo Rei;
ü  16 de Agosto = Bertioga às 14h na Igreja N. Sra. das Graças – Riviera;
ü  30 de Agosto = Itanhaém às 14h na Igreja São Bento – Gaivota;
ü  06 de Setembro = Guarujá, às 14h na Paróquia N. Sra. de Fátima – Centro;
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C


Fonte: Comissão AB-C Diocese de Santos/  SP

Nenhum comentário: