domingo, 9 de fevereiro de 2014

Artigo de fevereiro 2014 - Pe. Luís Gonzaga Bolinelli


 
Mas todos fazem assim...


 

Facilmente percebemos que nessa sociedade em que vivemos há muita competição entre as pessoas, pois para se dar bem na vida, é preciso estar por cima dos outros. Prevalece ainda hoje aquela mentalidade de que é preciso levar vantagem em tudo! Por isso, muitas vezes a grande preocupação é a de ser mais esperto e saber se aproveitar das fraquezas ou ingenuidades das outras pessoas ou ter atitudes que deixe evidente quem é o mais forte ou tem mais autoridade.

O pior dessa situação é constatar que muitos dos que agem assim, tranquilamente se declaram cristãos, católicos! São pessoas que realizam normalmente suas “obrigações religiosas”, pois rezam sempre, vão com frequência às missas, têm suas devoções próprias, etc., e vivem sem dramas de consciência, pois acham que sua fé em Jesus Cristo não tem nada a ver com esses comportamentos.

Diante dessa realidade, temos que nos perguntar: mas será que isso está certo? Será que ao fazer a opção de ser um seguidor de Jesus Cristo, isso não implica em viver um estilo de vida novo, diferente dos que não professam nenhuma fé? Será que ser cristão, católico, discípulo missionário de Jesus Cristo, significa agir igual a todo mundo, pois, afinal, “todos fazem assim!”?...

Eis aqui um grande desafio para os que assumem pra valer sua tarefa de ser evangelizador: levar a pessoa a acolher o verdadeiro Deus apresentado por Jesus, o Pai que nos criou à sua imagem e semelhança e que sabe que temos condição de sermos sempre melhores até nos tornarmos “perfeitos como esse nosso Pai do céu é perfeito”! Certamente isso implica em levar as pessoas a organizarem suas vidas a partir de Jesus Cristo, dos seus ensinamentos e de sua vida e não mais a partir do “jeito que todos fazem”.

Mas não basta ensinar essas coisas, é preciso transmitir essa verdade com uma convicção tal que fique evidente que essa nova proposta de vida ensinada por Jesus é a que realmente dá sentido à nossa existência, nos realiza, nos traz a verdadeira felicidade. Por isso, enquanto evangelizadores, também temos que nos questionar sobre as nossas atitudes concretas para ver se estão em sintonia com o projeto do Reino de Deus ou se são somente um jeito menos evidente de se fazer  as mesmas coisas do jeito “que todos fazem”... As nossas incoerências frequentes acabam afastando as pessoas de Jesus. Mas o nosso testemunho autêntico pode arrastar multidões para viverem o projeto do Reino de Deus.

 

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No 7º Domingo do Tempo Comum iremos refletir sobre o seguinte texto bíblico: Mt 5,38-48. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Tenho consciência que ao fazer a opção por Jesus Cristo estou assumindo um compromisso de fazer a diferença nesse mundo? Em que sentido? Quais são as minhas atitudes que ainda eu justifico usando a frase “mas todos fazem assim”? O que posso e devo fazer para que a “proposta de perfeição” apresentada por Jesus seja mais real na minha vida e na dos outros?

 

AGENDA
Ø  Semana de Formação de Evangelizadores 2014:
ü  Serão 4 Encontros, com cerca de 2 horas cada um, que deverão acontecer em todas as Paróquias de nossa Diocese.
ü  Em breve informaremos quando será a Apresentação e distribuição dos Livros que serão utilizados.
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: