sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ARTIGO DE OUTUBRO DE 2018 - PADRE APARECIDO NERES SANTANA - DIOCESE DE SANTOS/SP

 O VERDADEIRO DISCÍPULO MISSIONÁRIO, HOUVE O GRITO DO POBRE!



Neste Artigo Bíblico-Catequético, do mês de outubro, dedicado às Missões Missionário, no 30º Domingo do Tempo Comum, refletiremos o Evangelho de Marcos 10,46-52. Este Evangelho nos faz compreender que não podemos nos acomodar, temos que ir ao encontro do Mestre, para vê-lo e segui-Lo em busca de Vida Plena. O cego Bartimeu está sentado à beira da estrada, como muitos, não pode participar da caminhada que acompanha Jesus. Mas ele grita, invocando a ajuda de Jesus: “Filho de Davi! Tem compaixão de mim!” (Mc 10,51). O grito do pobre incomoda. Os que estão no caminho, tentam abafá-lo. Mas “Ele, porém, gritava mais ainda!” (Mc10,48). E Jesus, o que faz? Ele escuta o grito, para, e manda chamá-lo! Os que queriam abafar o grito incômodo do pobre, agora, a pedido de Jesus, são obrigados a ajuda-lo chegar até Jesus.
O centro deste relato é o seguimento de Jesus, isto é, do discipulado, que é muito caro no Evangelho de Marcos. O cego curado se torna o modelo do verdadeiro discípulo, e o milagre resume, num pequeno drama, a mudança radical que se opera naquele que está disposto a seguir verdadeiramente a Jesus. Bartimeu larga tudo e vai até Jesus. Não tem muito. Apenas um manto. Mas era o que tinha para cobrir o seu corpo, como em Êxodo “Se tomares o manto do teu próximo em penhor, tu lho restituirás antes do pôr-do-sol. Porque é com ele que se cobre, é a veste do seu corpo: em que se deitaria? Se clamar a mim, eu ouvirei, porque sou compassivo” (Ex 22,25-26). Era a sua segurança, o seu chão! Jesus pergunta: “Que queres que eu te faça?” (Mc 10,51). Não basta gritar. Tem que saber por que grita! “Mestre, que eu possa ver novamente!” (v. 51). Ele Soube entregar sua vida aceitando Jesus sem impor condições. Jesus lhe disse: “‘Tua fé te curou! (Mc 10,52’. No mesmo instante, o cego recuperou a vista. Largou tudo e seguiu Jesus no caminho para o Calvário (v. 52). Nesta decisão de caminhar com Jesus estão a fonte da coragem e a semente da vitória sobre a cruz. Pois a cruz não é uma fatalidade, nem uma exigência de Deus, ela é a consequência do compromisso assumido com Deus de servir aos irmãos, na construção do Reino, em especial com “os cegos da vida”, aos doentes, aos oprimidos, enfim, todos os que sofrem no corpo e na alma as chagas do crucificado, em busca da liberdade e de vida. Esta é a razão pela qual, discípulo-missionário, não pode ficar sentado, como um cego, na beira do caminho ou em cadeira de balanço, “deitado em berço esplendido”, como no hino cívico do Brasil, mas levantar-se e sair pelos caminhos, indo às periferias sociais e humanas, como no banquete, em Lucas - “Quando deres uma festa chama, os pobres, estropiados, coxos, cegos...” (Lc 14,13).

Padroeira do Brasil: A festa de Nossa Senhora Aparecida, neste ano de 2018, compromete a Igreja a ser propositora do Evangelho, como caminho da restauração social e restauração da Vida pessoal. Quem enxerga o que diz a Palavra do Evangelho restaura a Vida com um sabor existencial; sem comparação. Tornando-se Sal da Terra e Luz do Mundo.

Para refletirmos: Podemos perguntar-nos hoje qual é nossa capacidade para escutar os gritos de todas as pessoas que estão na beira do caminho? Estamos sendo discípulos de Jesus, indo ao encontro de tantos outros cegos que estão atirados nas ruas, nas casas, praças e vilas? No novo processo de Catequese de Iniciação à Vida Cristã, estamos assumindo como pede a Igreja, ou estamos acomodados e cegos?




AGENDA DO MÊS
Ø Retiro de Catequistas e Evangelizadores Discípulos Missionários – Confira a Agenda de sua Região. Mais informações em sua Paróquia ou com o Coordenador da AB-C de sua Região.

Ø Região Guarujá –
Ø Cidade de Bertioga – 18 de outubro às 19h30.
Ø Cidade do Guarujá – 25 de outubro às 19h30.
Ø Região Litoral Centro -
Ø Cidades de Praia Grande e Mongaguá – 27 de outubro às 8h30.

Ø Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!



















Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: