sexta-feira, 8 de junho de 2018

Artigo de junho 2018 - Padre Aparecido Neres Santana,


JOÃO BATISTA, O PRECURSOR DE CRISTO: “É PRECISO QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA” (JO 3,30).


Neste Artigo Bíblico-Catequético-Missionário, refletiremos o Evangelho de Lucas 1,57-66.80, que relata, a Natividade de São João Batista e seu ministério.   Com o nascimento de João, conclui-se o Primeiro Testamento, e abrem-se as portas do Segundo Testamento. João é o último profeta da Primeira Aliança, e o Primeiro da Segunda Aliança, isto é, ele faz a transição da Primeira à Segunda e definitiva Aliança. João Batista significa “aquele que batiza com a graça de Deus”. É um nome composto por dois nomes, João e Batista. João tem origem no hebraico, composto pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Deus” e hannah, que quer dizer “graça”. Significa, “Deus é gracioso, agraciado por Deus”. A graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”. Batista tem origem grega, que quer dizer “submergir”, “mergulhar”, e é atribuído ao significado de “o que batiza”. A narrativa do anúncio do nascimento de João Batista e marcada pela alegria. O clima, a cena principal é de alegria, de uma festa que se transmite e contagia. A alegria foi tamanha, que Zacarias, pai de João, que havia ficado mudo, confirma o nome dado por Isabel, e solta um bonito cântico, “No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus” (Lc 1,64).
O Papa Francisco destaca que a primeira vocação de João Batista, foi “preparar o povo, preparar o coração do povo, para o encontro com o Senhor”. O texto da narrativa, encerra-se com João Batista no deserto, sua morada solitária, como um “eremita”, lugar do encontro com Deus. No deserto da vida, nos arredores do Jordão, no meio da mata, ele batizava e pedia a “metanóia”, a mudança de vida, a conversão dos pecados, e a olhar para a Luz que é Jesus. João surge, talvez, no momento mais crítico, da história do povo de Israel, sob a dominação romana, e pela ausência de profetas. Finalmente, destaca-se a humildade de João Batista, que foi confundido com o Messias: “Como o povo estivesse na expectativa e todos cogitassem em seus corações se João seria o Cristo (Lc 3,15), ele diz “eu não sou digno de desatar as correia das sandálias; ele vos batizara com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3, 15ss). “È preciso que ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). E, Ainda, João Batista, anunciava a conversão na sua totalidade, no sentido de voltar o olhar para os pobres, pois quando perguntado sobre o que se devia fazer ‘respondia-lhes; ‘Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo’” (Lc 3,10ss).  
   

Para refletirmos:
Pela graça do Batismo cada um de nós é profeta. Todos os batizados têm a missão de abrir a boca como Zacarias, como João Batista, para apontar o Messias, Jesus Cristo. E nós como discípulos e missionários seguidores de Jesus, estamos destravando a nossa boca, anunciando a Palavra de Deus, sendo profetas da Boa Notícia?

Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C




AGENDA DA IVC
Ø  - Calendário 2018 1º Semestre:
Formação de Evangelizadores, Catequistas e Discípulos Missionários para os meses de Junho e Julho de 2018:

Junho:

14 - Itanhaém --  19h30 - Paróquia Nossa Senhora da Conceição -
16 - Litoral Centro  -- 8h30 - Paróquia Nossa Senhora das Graças - Praia Grande e Mongaguá
23 - Cubatão -- 14h - Paróquia São Francisco 
30 - Peruíbe -- 8h30 - Paróquia São José

Julho: 
07 - São Vicente - 8h30 - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora


             Estão previstas formações por cidade de nossa diocese. Informe-se com o seu Coordenador e participe!

Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!
                Blog: www.abcdiocesedesantos.blogspot.com.br
                Facebook: www.facebook.com/abcsantos
                E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com             



Nenhum comentário: