sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Artigo do Pe. Aparecido Neres Santana de Janeiro de 2017

MISSIONARIEDADE, MANIFESTAÇÃO DE DEUS A TODA HUMANIDADE.


Iniciando o Ano Novo Civil, nossa reflexão segue dentro do contexto do Evangelho de Mateus 2, 1-12 – com a celebração da Epifania do Senhor (do grego: ‘epiphaneia’: “a manifestação; um fenômeno miraculoso”), que tem uma ligação muito forte com a Missionariedade da Igreja. Celebrar a Epifania do Senhor, nos faz lembrar a missão evangelizadora da Igreja, que é levar a Palavra de Deus, guiados pelo Espírito Santo, para iluminar e atrair todas as pessoas ao encontro do Senhor que veio nos visitar.
O tema central do texto é a manifestação divina (Epifania) destacada na pergunta, “onde está o Rei dos Judeus recém-nascido?” (Mt 2,2). Ao longo da história, Deus se manifestou de muitas maneiras à humanidade, mas a maior de todas é, por meio Jesus Cristo. Dois outros pontos de destaque, são de um lado os magos (sábios astrólogos), e do outro o rei Herodes. Herodes representa o poder tirânico, (palácio, o projeto de morte, justamente por isso, é que ele, não consegue ver a Estrela (“Herodes mandou chamar secretamente os magos e procurou certificar-se com eles a respeito do tempo em que a estrela tinha aparecido” Mt 2,7). A Estrela era interpretada como símbolo Messiânico. Os Magos, representando os povos pagãos, a Universalidade da Salvação. Portanto, os Magos, significam, ainda, uma porta aberta para todos os povos.
Assim, podemos entender que o missionário deva ser esta Estrela Guia, que ao ter a alegria da iluminação, ao fazer seu encontro pessoal com Jesus, seja compelido a levá-lo a todas as pessoas, em todos os lugares, mesmo que tenha que seguir outro “caminho”.
 

REFLEXÃO: 1) Como acolho a manifestação de Deus em minha vida? 2) será que encontrei a Estrada da iluminação, o Caminho desta Luz que é Cristo? 3) Certamente não é na fila dos Shoppings, que encontraremos Jesus, mas no casebre simples da periferia, na Igreja, no irmão que sofre (Cf Mt 25,31ss), em todos ao lugares onde ninguém quer ir ou ficar.

Pe. Aparecido Neres Santana
Assessor Eclesiástico Comissão para a Animação Bíblico- Catequética


Nenhum comentário: