domingo, 8 de maio de 2016

Artigo de Maio de 2016 - Pe. Aparecido Neres Santana

Pentecostes: Discípulos com a força do Espírito Santo

Começo este Artigo, com o envio missionário ordenado por Jesus: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio, recebei o Espírito Santo” (Jo 20, 21-22). No tempo em que estamos vivendo, isto é, no hoje da nossa história, “Kairós”, é o “dia de Pentecostes”. Pentecostes é a realização plena no processo salvífico do Mistério da Santíssima Trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. É a Unicidade divina das Três Pessoas: “a Família Trinitária”. Unidade de um despojamento e entrega total, sem ciúmes ou reservas. O Pai entrega tudo ao Filho, menos o fato de ter gerado o Filho. O Filho, por sua vez, entrega tudo ao Pai, menos o fato de ter Sigo gerado pelo Pai. O Pai e o Filho entregam tudo ao Espírito Santo, menos o fato de que o Pai e o Filho, espiram o Espirito Santo. Relação de amor pleno e entrega total.
“No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolos saírem de si mesmos, transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus... o Espírito Santo infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia...” (EG 259). “...animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador, alma e vida da Igreja. Ele, que foi derramado em nossos corações, geme e intercede por nós e com seus dons nos fortalece em nosso caminho de discípulos missionários” (DAp 23).  
Pentecostes, com a linguagem do Amor e da unidade, dos humildes, simples, dos pobres de Javé, que penetra o coração e a alma, esta alicerçado no Projeto de Jesus (Lc 4, 16ss), na construção do Reino da Vida. Portanto, Pentecostes, se contrapõem, a Torre Babel, (Gn 11, 1-9), no sentido da múltipla linguagem, da dispersão, do império excludente, do ódio, da exploração dos mais pobres, especialmente dos camponeses.
         Portanto, neste dia (tempo) em que vivemos é por excelência o “dia da Missão”. É o dia de abrir as portas da Igreja, do coração e, sem medo, sair e anunciar, com a guia do Espírito, o Cristo Ressuscitado, gritar bem alto que a Vida vence a morte. Tempo de destruir todos os sinais de morte e anunciar o Reino da vida. É  tempo da missão, da Igreja em saída missionária. Não tenha dúvida de que você é chamado e enviado a levar adiante, com e na comunidade eclesial este Projeto de esperança e vida.
         Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: Na Solenidade de Pentecostes, vamos refletir os versículos de Jo 20, 21-22. Será que, realmente, estou vivendo o meu Batismo, me deixando ser transformado pelo Espirito Santo, para ser anunciador dos ensinamentos de Jesus, em minha comunidade e em meus trabalhos catequéticos?


AGENDA
Ø  Encontros de Formação de Catequistas 2016:
·         Santos, Região Orla, 17 de maio às 19h - Igreja Sagrado Coração de Jesus.
·         São Vicente, 20 de maio às 19h - Reitoria Nossa Senhora do Amparo.
·         Guarujá, 21 de maio às 14h, Vicente de Carvalho - Igreja NS das Graças.
·     Cubatão, 28 de maio às14h - Capela Nossa Senhora de Fátima, Bairro Vila Natal.

Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!


Pe. Aparecido Neres Santana – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: