sábado, 9 de abril de 2016

DIOCESE DE SANTOS LANÇA O PLANO DE EVANGELIZAÇÃO 2016-2019

 
Dom Tarcísio Scaramussa,SDB apresentou na Quinta-feira Santa (24/3), durante a Missa Crismal na Catedral de Santos, o Plano de Evangelização da Diocese de Santos para o período de 2016-2019. “O Plano de Evangelização é uma forma de concretizar uma proposta programática para o processo de evangelização, respondendo concretamente ao que o Papa Francisco propôs na Evangelii Gaudium: “Espero que todas as comunidades se esforcem por usar os meios necessários para avançar no caminho duma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão. Neste momento, não nos serve uma ‘simples administração’. Constituamo-nos em ‘estado permanente de missão’ em todas as regiões da terra’” (EG 25), diz Dom Tarcísio na apresentação do Plano.
O Plano de Evangelização é composto por 5 Programas de Ação que buscam responder às “urgências da ação evangelizadora” conforme as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2015-2019).
São eles:

Programa 1 – Igreja em Estado Permanente de Missão

Projetos: 1 – Missionários do Diálogo: fé e razão no Mundo Acadêmico; 2 – Revitalizar a Comissão Missionária Paroquial (COMIPA); 3 – Missionários na Cidade; 4-Missionários da Comunicação; 5 – Missionários para o mundo: Igrejas-Irmãs; 6 – Missionários da Vida Nova do Mestre Jesus; 7 – Garotada Missionária; 8 – Missionários do Povo: Piedade Popular
Programa 2 – Igreja: Casa da Iniciação à Vida Cristã

Projetos: 1- Catequese Querigmática; 2- Catequese Litúrgica ou Mistagógica; 3- Catequese Permanente de Animadores; 4- Acolher, porta de entrada na Comunidade Eclesial; 5- Catequese, Processo Permanente; 6- Reestruturar o Serviço de Animação Vocacional (SAV); 7- O Sacerdote e a Missão Evangelizadora

Programa 3 – Igreja: Lugar da Animação Bíblica da vida e da pastoral

Projetos: 1- Igreja, Casa da Palavra; 2-Igreja, Casa da Leitura Orante da Palavra; 3- Animação Bíblica da Pastoral; 4- Igreja, Casa da Palavra e da Liturgia;
Programa 4 – Igreja: Comunidade de Comunidades

Projetos: 1- Sentido de Pertença e Unidade na Diversidade; 2- Conversão Pastoral; 3- Rede de comunidades; 4- Padrinho ou Madrinha de Ruas; 5- Fortalecer e ampliar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs); 6- Evangelizadores para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso; 7- Formação de lideranças leigas.

Programa 5 – Igreja a serviço da vida plena para todos

Projetos: 1- Vicariato para a Dimensão Social da Evangelização (já criado, tendo à frente Pe. Valdeci João dos Santos); 2- Escola de Doutrina Social; 3- Diálogo a serviço da vida plena na Cidade; 4-Polo Universitário: Trote Solidário; 5- Polo Miséria e Fome: Fruta no pé; 6-Polo Miséria e Fome: intervenção urbana; 7- Polo Porto: Caminhoneiros, Igreja em Saída; 8- Polo Turismo: Deus mora na cidade; 9- Pastoral da Ecologia (Cuidado com a casa comum); 10-Polo 3ª Idade: Acompanhamento de idosos solitários; 11-Pastoral da Cidadania; 12-Criação da Pastoral Indígena; 13-Acompanhar Atividades com Dependentes Químicos.
Dom Tarcísio explica que este “Plano é fruto da caminhada de nossa Igreja, sob a guia do Espírito Santo. Com a ajuda da Equipe de Assessoria Pastoral, realizamos um processo participativo de discernimento, em clima de oração, na escuta da Palavra de Deus nos círculos bíblicos, e na partilha da reflexão nas reuniões pastorais e assembleias paroquiais e Diocesana”.
A Elaboração do Plano de Evangelização 2016-2019 começou no primeiro semestre de 2015, e reuniu as contribuições das comunidades apresentadas nas assembleias paroquiais (realizadas em julho e agosto) e na Assembleia Diocesana de Pastoral, em 31 de outubro. “Realizá-lo agora se torna compromisso eclesial, expressão de disponibilidade de  conversão pessoal e pastoral. O Plano dará direcionamento à nossa ação evangelizadora até o ano 2019”, explica Dom Tarcísio.

Assessoria
A implementação dos projetos nas paróquias, comunidades religiosas, novas comunidades, comissões diocesanas e pastorais contará com o apoio da Coordenação Diocesana de Pastoral, da Equipe de Assessoria Pastoral e do Vicariato para a Dimensão Social da Evangelização. Neste mês de abril também estará sendo enviado às comunidades o segundo volume dos Círculos Bíblicos, como subsídio para colocar o Plano de Evangelização na perspectiva do Ano da Misericórdia.


Nenhum comentário: