sábado, 5 de setembro de 2015

ENCONTRO CONTINENTAL COM AS COMISSÕES EPISCOPAIS PARA A CATEQUESE



Encontro da Práxis Catequética



Aconteceu dos dias 02 a 04 de Setembro o Encontro da Comitiva da Santa Sé representando o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização que teve como objetivo levantar dados sobre a caminhada da catequese em todo o Brasil. 


Estiveram presentes a este encontro os representantes da Santa Sé o Cardeal D. Mons. Octávio Ruiz Arenas secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização (PCPNE), D. Franz-Peter Tebarz-van Elst Delegado para a catequese no PCPNE, Pe. Miguel López Varela e Pe. Alejandro Díaz Garcia oficiais do PCPNE, além destes tivemos a participação de dois representantes do CELAN, D, Waldemar Passini Dalbello e Pe. Felipe de Jesús de Leon Ojeda, pela CNBB esteve presente D. José Antonio Peruzzo, Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética e o Assessor para a mesma comissão o Pe. Antonio Marcos Depizzoli. 



Além destes estiveram presentes todos os Bispos Referenciais de Catequese e os devidos Coordenadores de catequese dos 18 Regionais espalhados pelo nosso imenso Brasil.




O encontro se revestiu de dois momentos principais: o primeiro foi de escuta por parte dos representes do PCPNE. Todos os 18 regionais de catequese apresentaram seus pontos levantados junto aos diversos coordenadores diocesanos, pontos fortes, fraquezas ou fragilidades encontradas, desafios e oportunidades encontradas e projetos estabelecidos para os anos seguintes. 


O segundo foram diversos momentos de reflexão de alguns importantes temas para a caminhada da catequese que após serem apresentados pelo Mons. Octávio Ruiz culminavam com um debate a partir de 04 questionamentos que se revestiam de um debate com a participação de todos os presentes a cerca do tema apresentado. 










Os temas foram: 
1) A Catequese a serviço da Iniciação Cristã e dos outros sacramentos; 
2) A Catequese a serviço da formação permanente de jovens e adultos; 
3) A Catequese e a educação religiosa das crianças e adolescentes nas paróquias e nas escolas; 
4) A Formação dos catequistas. Além destes que se revestiram de uma troca de experiências e atividades nos diversos regionais e o pensamento da Santa Sé, tivemos a apresentação de dois momentos reflexivos com a exposição de duas palestras: a primeira foi a Apresentação das linhas principais do documento “A alegria de iniciar discípulos missionários numa mudança de época. Novas perspectivas para a catequese na América Latina e Caribe”, elaborado pelo CELAN e apresentado para todos pelo Pe. Luiz Alves de Lima, catequeta e representante da CNBB junto a Conferência Latino Americana e o segundo momento apresentado por Mons. Octávio Ruiz que nos fez conhecer as Relações com PCPNE. Procedimentos para aprovar os documentos nacionais relativos à catequese. Além da exposição da Conveniência da instituição do “Ministério do Catequista”.


Além de todos estes momentos não poderíamos deixar de evidenciar os diversos instantes de troca de experiências entre os coordenadores regionais, a convivência fraterna que foi muitíssimo rica e os momentos litúrgicos vivenciados.


Temos certeza que este encontro será um marco na história da Catequese no Brasil, a caminhada da práxis catequética será enriquecida destas reflexões ocorridas, além de sabermos que a Igreja caminhará com muito mais segurança nos planos e ações definidos para toda a Animação Bíblica nos diversos regionais e em plena Unidade com o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dicastério responsável em acompanhar a catequese em toda a Igreja no mundo, e caminhará devidamente em consonância aos pensamentos e desejos do Santo Padre o Papa Francisco.





 Ir. Luciene Macedo - Regional NE3 e Ir. Maria Helena Teixeira - Regional Oeste 2.


Diác. Edmar de Araújo Conrado

Coord. Regional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética

Nenhum comentário: