sexta-feira, 24 de julho de 2015

Animação Bíblica da Escola - Livro sobre Animação Bíblica

Irmã Valéria Andrade Leal, ASCJ - Mestra em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, partilha seus estudos e dissertação em um livro “Animação Bíblica na Escola”. Lançamento pela Editora Paulus, durante o Congresso Nacional de Educação realizado na PUC, de 15 a 18 de julho de 2015. O livro é o quarto volume da coleção “Animação Bíblica”, de outros autores. Inicia apresentando a história da presença dos textos sagrados na vida das pessoas cristãs e católicas, num passeio histórico bem fundamentado. Embora pequeno, o livro é denso no conteúdo, assemelha-se aos Documentos da Igreja, no formato, apresentação e preço.

“O livro propõe um novo “pensar bíblico” para a releitura da educação e da vida. Visa contribuir com o serviço da animação bíblica, adentrar na pastoral institucional a fim de, favorecer não apenas o estudo, mas o uso da Palavra para construção da espiritualidade, que envolve tanto a escola, como os educadores e todos os cristãos.
Reunindo teoria e prática, “o livro propõe um percurso para que as escolas possam desenvolver a animação bíblica e rever a história do uso da Bíblia pelas comunidades...” Apresenta conceitos do que é a animação bíblica, assim como a relação com a educação e de como essa animação pode ser realizada na instituição escolar.
“O texto inclui a indicação metodológica de cinco preciosas chaves de leitura, inspiradas na obra de Frei Carlos Mesters, um dos maiores biblistas católicos da atualidade”. O leitor também encontrará sugestões para posteriores leituras e citações bíblicas inspiradoras, que poderão ser lidas, refletidas e rezadas.” (Luiz Dietrich)

Irmã Valéria, mestra em Teologia, possui graduação em Pedagogia. Atuou nos diversos setores da escola católica e também da pastoral paroquial. Atualmente é assessora da pastoral no SAGRADO Rede de Educação, Unidades Educacionais no Sul do Brasil.
Contato: vandradeleal@yahoo.com.br


Que a Palavra de Deus ilumine nossa vida e missão!

Nenhum comentário: