quarta-feira, 24 de junho de 2015

Encontro Formativo de Catequistas de adolescentes e jovens e Líderes Jovens


 
A Pastoral da Juventude (PJ) e a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética (AB-C) fizeram uma parceria com o objetivo de dar uma melhor qualidade ao desafiante trabalho evangelizador dos adolescentes e jovens da Diocese de Santos. Por isso, na tarde do sábado, dia 20 de junho, foi realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santos, o Encontro Formativo de Catequistas de adolescentes e jovens e Líderes Jovens. Estavam presentes cerca de cem pessoas vindas de todas as Regiões Pastorais da nossa Diocese de Santos.
 
 
Contou também com a significativa presença do Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, que levou a todos palavras de encorajamento e de incentivo, que foram acolhidas com muito entusiasmo e alegria pelos presentes.

 
 
 

Este Encontro Formativo é o ponto alto de um trabalho iniciado meses atrás, quando foi realizada uma pesquisa nos grupos de jovens e com catequistas de adolescentes e jovens (que erroneamente são conhecidos como catequistas de crisma). Em seguida todos eles foram convocados para reuniões por cidades onde puderam manifestar esperanças e dificuldades em sua missão. A partir dessas dificuldades apontadas pelas bases foram tabulados os dados levantados e utilizados para a montagem deste Encontro Formativo.

Após uma Introdução que colocou em evidencia as falhas encontradas na evangelização de nossos adolescentes e jovens, o Encontro foi dividido em 3 Momentos:



1) O Processo da Iniciação à Vida Cristã em geral e mais especificamente de adolescentes e jovens;
2) A PJ e a parceria com a AB-C em vista de uma evangelização mais eficaz da juventude;
3) A importância da Comunidade na realização da Iniciação à Vida Cristã dos adolescentes e jovens. Em seguida foram feitos trabalhos em grupos, por cidades, para que fossem levantados passos concretos para as futuras ações.


 Agradecemos a todos que estiveram presentes, especialmente ao Padre Toninho que sempre tem as portas abertas para ceder as dependências de sua Paróquia e também ao Padre Samuel, da Paróquia São José, que está assumindo a Assessoria da Comissão Juventude da Diocese e fez questão de participar desta formação.

 
 
Como é bom podermos trabalhar quando as pessoas estão envolvidas dando o seu melhor e querendo acertar o passo.

Katia Gonçalves Esteves

Secretária da Comissão AB-C
Fonte das fotos: Diocese de Santos - Katia Esteves

Nenhum comentário: