domingo, 31 de maio de 2015

Assembleia da Sociedade Brasileira de Catequetas





Sociedade Brasileira de Catequetas
Assembleia 29-30/05/2015





A Sociedade Brasileira de Catequetas - SBCat nasceu em 2012 com a finalidade de ser um espaço privilegiado de reflexão e produção catequética, a serviço da nova evangelização, em espírito de comunhão e participação e realizou nos dias 29 e 30 de maio p.p. a sua segunda Assembleia Ordinária na Casa La Salle de Eventos, em São Paulo.

O principal tema de estudo, reflexão e oração foi a partir do livro Itinerário Catequético. Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspiração catecumenal, lançado em novembro de 2014 pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

O Pe. Abimar Oliveira de Moraes, que é membro dessa Sociedade e também da Equipe de Elaboração do Itinerário, conduziu o grupo numa significativa viagem percorrendo desde o sonho desse projeto, manifestado explicitamente nas Diretrizes da CNBB (2011-2015), passando pelo envolvente trabalho de construção do texto ao longo de três anos até chegar na concretização e publicação desse livro que já está indo para sua 3ª edição.

Por causa da importância do próprio Itinerário em si, e tendo presente a grande e imediata repercussão que este texto está tendo entre os catequistas e também entre padres e bispos, a Assembleia discerniu que era urgente e necessária a realização do aprofundamento de alguns dos muitos elementos dessa proposta. Foi, então, decidido que vários de seus membros irão elaborar artigos simples, mas com a devida profundidade, que contribuam para que o processo de Iniciação à Vida Cristã vá se concretizando cada vez melhor em todos os cantos do nosso Brasil. Todo esse material será devidamente organizado em um livro a ser editado ainda durante esse ano, constituindo a primeira publicação da SBCat.

Houve também a enriquecedora partilha das experiências realizadas pelos seus membros nas mais variadas regiões do país, tanto diretamente com os catequistas, como também com bispos, padres e demais agentes de pastoral sempre buscando favorecer o entendimento e a realização de uma catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã e da consequente formação continuada.










Nosso Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C da Diocese de Santos, faz parte desta comissão.


Releitura da Vida

Em tempo de mudança de época, entendemos como nova visão de vida, a exigência de uma releitura de sua existência e de seu valor. A vida é a identidade do ser, e um dom divino na pessoa humana. A morte significa que o dom deixou de existir, deixou de ter a sustentação proporcionada pela ação criadora de Deus.

Nesse final do mês de maio de 2015 celebramos a Festa da Santíssima Trindade. É uma forma de Deus se revelar, conforme as palavras da Sagrada Escritura. Deus aparece como família, com a presença do Pai, a existência do Filho, fruto do amor, e o Espírito Santo, expressão do relacionamento das Pessoas Divinas. Deve ser essa a imagem da família bem constituída.

Pelas palavras da bíblia, algumas características marcam a identidade da vida das três Pessoas da Santíssima Trindade. Entre elas estão, a justiça e a misericórdia, praticadas em todos os tempos na história dos povos. A releitura da vida supõe reconsiderar o valor dessas duas virtudes, assumindo as exigências que lhes são próprias.

Cada pessoa deve entrar em relação com a comunidade divina, como mergulho na vida, de onde renasce a vida nova, uma releitura do processo de morte e ressurreição de Jesus Cristo. No exemplo da família divina, formamos a família humana, no cumprimento do grande mandamento do amor.

É fundamental entender que Deus está próximo das pessoas e faz com elas uma aliança de amor. Ele age como um pai que conduz o filho no caminho do bem. Por isso é chamado de Pai, de Abbá, que encoraja o filho a ter amor verdadeiro e de compromisso com a casa paterna, onde deve ser responsável e feliz. “Todos os que se deixam guiar pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8,14).

Releitura significa abertura da mente e do coração, capacidade de agir de forma nova e de serviço ao outro. Jesus foi sempre conduzido pelo Espírito e em obediência ao Pai. Só conseguimos entender a Trindade Santa à luz da vida de Jesus, vida assumida no contexto da fé e de compromisso com Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto


Arcebispo de Uberaba.

Fonte: http://www.catequeseebiblia.com.br/

Nenhum comentário: