domingo, 6 de julho de 2014

Artigo Pe.Luís Gonzaga - Julho de 2014


Anunciadores de Jesus e seu Reino


 

Ao desenvolvermos a missão evangelizadora, temos certeza que nossa proposta tem um valor fundamental para a vida de qualquer homem e mulher e por isso nos dedicamos em anunciar essa verdade a cada vez mais pessoas que ainda não a conhecem.

De fato conhecer e acolher Jesus e o seu anúncio do Reino é o que de melhor pode acontecer na vida de alguém. Jesus é o único que nos traz a salvação e, justamente por isso, nos propõe um caminho de comunhão com todos os seus irmãos e irmãs como sinal de uma verdadeira adesão a Deus e seu projeto de amor.

Tal dimensão comunitária do anúncio evangelizador nunca pode ser esquecida. É necessário anunciar Jesus deixando claro que só se torna seu discípulo quem aceita exercer o discipulado missionário junto com todos os que já fizeram essa opção de vida. Precisamos reconhecer que são muitos os que preferiram deixar de lado privilégios e lucros materiais para aderir à proposta de serviço, doação e partilha, próprias de quem aceitou o desafio de fazer o Reino dos Céus começar a acontecer aqui neste mundo. São pessoas que entenderam que para conseguir possuir o tesouro, era necessário comprar o terreno todo no qual ele estava escondido...

Esse é um dos grandes desafios da catequese levar a pessoa a uma participação efetiva na Comunidade como sinal de verdadeira adesão ao projeto do Reino anunciado e iniciado por Jesus. Em todo o caso, uma tentação que temos que superar é a de querer decidir quem será capaz ou não de aderir a essa proposta como se coubesse a nós tal decisão. Nossa missão é a de anunciar com uma convicção capaz de convencer quem nos ouve. A decisão de acolher ou não tal proposta será sempre da pessoa. Mesmo sabendo que entre os que dizem aceitar, encontram-se, também, os que buscam somente benefícios egoístas, na realidade não temos capacidade para distinguir quem é sincero de quem está somente querendo se mostrar.

Com muita sabedoria o Papa Francisco assim se expressa na Evangelii Gaudium: “Mais do que como peritos em diagnósticos apocalípticos ou juízes sombrios que se comprazem em detectar qualquer perigo ou desvio, é bom que nos possam ver como mensageiros alegres de propostas altas, guardiões do bem e da beleza que resplandecem numa vida fiel ao Evangelho” (EG 168).

Portanto, quanto mais vivermos nossa com autenticidade nossa adesão a Jesus e ao seu projeto do Reino, melhor o anunciaremos e contribuiremos para que mais pessoas, na própria Comunidade tenham corajem de tomar com mais seriedade sua decisão de vida pelo único tesouro que vale a pena.

 

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No 17º Domingo do Tempo Comum a liturgia nos propõe o seguinte texto bíblico: Mt 13,44-52. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Sabendo que o tesouro é Jesus e o terreno é a Igreja, como entender essa parábola? Sabendo que a rede cheia de peixes é a Igreja e os peixes são os que dela participam, como entender essa parábola? Jesus é a grande novidade para nossa vida, por isso toda nossa experiência passada deve ser jogada fora? O que tudo isso tem a ver com nossa missão evangelizadora?

 

AGENDA
Ø  Retiro de Catequistas 2014, que será realizado em cada cidade da Diocese:
ü  02 de Agosto = São Vicente às 14h na Paróquia Cristo Rei;
ü  16 de Agosto = Bertioga às 14h na Riviera;
ü  30 de Agosto = Itanhaém e Peruíbe, às 14h na Igreja São Bento – Gaivota;
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 
Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão

Nenhum comentário: