domingo, 23 de fevereiro de 2014

19º Encontro Ampliado da Sub-Região SP2 - CNBB




No último sábado, dia 22 de fevereiro de 2014, representantes da Comissão de Animação Bíblica-Catequética em conjunto com uma delegação de nossa Diocese de Santos, participaram do 19° ENCONTRO AMPLIADO DAS EQUIPES PASTORAIS DA SUB-REGIÃO SP2.





O encontro foi realizado na Diocese de Santo Amaro, e estavam presentes os senhores Bispos e representantes das Dioceses que compõem o SP2: Dioceses de Santo Amaro, Santo André, São Miguel Paulista, Mogi das Cruzes, Osasco, Guarulhos, Campo Limpo e Santos.
 
 




 

As 8h20min Dom Manoel da Diocese de são Miguel Paulista, conduz a Oração da Hora Média, Cátedra de São Pedro. Ao termino compõe a mesa, apresentando Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário Geral da CNBB e Monsenhor Joaquim da Diocese de Santo Amaro.





A exposição foi de Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário Geral da CNBB, e o tema da palestra foi " A ESPIRITUALIDADE NA VIDA DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO".  Dom Leonardo, inicia dizendo:
" Deus veio ao nosso encontro, que não é Iniciativa NOSSA, mas d'Ele. Somos encontrados e encontradas de forma inusitada".

 
Destacamos aqui alguns pontos da palestra de Dom Leonardo:

1- O discípulo é aquele que aprende, não executa, mas sempre ouvi. A obediência é ser todo ouvido, é se manter a escuta. Dar-se sem meditada;

2-Transbordar-se em generosidade, a nobreza de ter  o empenho para com Deus na mesma medida que Ele teve para conosco.  Nunca esperar recompensa, o trabalho é a nossa recompensa, a nossa graça.  

Deus não é ontem, nem amanhã, Deus é sempre hoje!

O cultivo da boa vontade.

Pontos para refletir:

·        A reverência a Deus e autoridade .

·        A Fé.

·        Desmistificação do eu.

·        Reconhecimento de si e das coisas.

·        O ouvir – a obediência.

·        A generosidade com o próximo.

·        Pequenas obras.

·        Discípulo da boa vontade.

3- O missionário e a missionariedade :

Uma Igreja em estado permanente em missão, todo batizado é igreja. A primeira missionariedade é a Igreja particular. A igreja não é uma estrutura é uma comunidade.

Missionariedade é a força que envia.

E qual é a força que envia? Quem nos envia é Jesus Cristo. DAp144

Discipulado é convidado a estar, a seguir,  anunciar como Ele e por Ele. Somos convidados como servos e servas a anunciar a Palavra do Pai, que é Jesus Cristo vivo.

Ser missionário representa inclinar-se para o mais necessitado.

Portanto é um encontro pessoal com Cristo que nos faz discípulos missionários.

Dom Leonardo termina a palestra com uma citação do papa Francisco: Aceitar o caminho é a cada manha uma renovação; estar sempre melhor não só no físico, mas no espírito, e sempre junto ao próximo. Um aprendizado constante com fé e sempre acreditar em Deus.

Após a palestra de Dom Leonardo, convida os participantes a se reunirem em grupos para responderem duas questões.  E comunica aos participantes, que as dúvidas devem ser elaboradas em perguntas e entregues, para que Dom Leonardo possa responde-las no final do encontro.

 
 
Questões:
1- Somos pelo Batismo Discípulos/as de Jesus. O Discipulado é a Dinâmica de uma vida. Como ser discípulo/a na nossa cotidianidade?

2- A missionariedade nasce da grandeza do encontro. Como sermos missionários/as de fomos atingidos pela alegria do Evangelho?
 

Retornando ao auditório, os grupos elegeram um membro para fazerem suas explanações. Foi formado 10 grupos.
 
 




 

Sua exposição foi linda e entusiásticamente aplaudida por todo o plenário.PIRITUALIDADE NA VIDA DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO.
A exposição foi de Dom Leonardo Ulrich Steiner. " Deus veio ao nosso encontro, que não é Iniciativa NOSSA, mas dEle. Somos encontrados e encontradas de forma inusitada".
Sua exposição foi linda e entusiásticamente aplaudida por todo o plenário.

Na ocasião também foi comemorado o aniversário de 44 anos de vida sacerdotal de nosso bispo Diocesano, Dom Jacyr Francisco Braido.
 



 
Ao final do Encontro Pe. Marcos Vinícios da Diocese de Guarulhos fez os agradecimentos finais, a Dom Leonardo e a Diocese de santo Amaro lhes presenteia com um vinho.
 
 
 
 
 
                                         Encerrando com a Benção final.

Fotos da delegação da Diocese de Santos:













Fonte: Comissão AB-C Diocese de Santos
Fotos: Maria da Penha - PASCOM Diocese de Santos













 

Nenhum comentário: