quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Francisco na Missa do Galo: os pastores foram os primeiros a receber o anúncio do nascimento de Jesus porque eram os últimos


Cidade do Vaticano (RV) - Nesta Noite partilhamos a alegria do Evangelho: Deus ama-nos; e ama-nos tanto que nos deu o seu Filho como nosso irmão, como luz nas nossas trevas. O Senhor repete-nos: «Não temais» (Lc 2, 10). E vo-lo repito também eu: Não temais! Foi a exortação do Santo Padre na Missa do Galo celebrada na noite de ontem, no primeiro Natal do Papa Francisco.
De fato, milhares de fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo lotaram a Basílica de São Pedro para participar da tradicional missa da noite de Natal presidida pelo Pontífice, concelebrada por mais de 300 cardeais, bispos e sacerdotes.
"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz." Com essa citação do profeta Isaías (9, 1), Francisco iniciou a homilia da celebração. "Esta profecia – disse – não cessa de comover, especialmente quando a ouvimos na liturgia da Noite de Natal."
O Bispo de Roma observou não tratar-se apenas de um fato emotivo, sentimental.

"Comove-nos porque exprime a realidade profunda daquilo que somos: somos povo em caminho, e ao nosso redor – mas também dentro de nós – há trevas e luz."


 
"E nesta noite, enquanto o espírito das trevas envolve o mundo, renova-se o acontecimento que sempre nos maravilha e surpreende: o povo em caminho vê uma grande luz. Uma luz que nos faz refletir sobre este mistério: o mistério do andar e do ver."
Recordando o curso da história ao longo do caminho da salvação, partindo do nosso pai na fé Abraão, o Bispo de Roma recordou a nossa identidade de fiéis qual povo peregrino que caminha para a terra prometida.

"Deus é luz, e n'Ele não há nenhuma espécie de trevas", enfatizou o Papa citando a 1º Carta de João (1, 5).
"Diversamente, do lado do povo, alternam-se momentos de luz e de escuridão, fidelidade e infidelidade, obediência e rebelião; momentos de povo peregrino e de povo errante", observou.

"E, na nossa historia pessoal, também se alternam momentos luminosos e escuros, luzes e sombras. Se amamos a Deus e aos irmãos, andamos na luz; mas, se o nosso coração se fecha, se prevalece em nós o orgulho, a mentira, a busca do próprio interesse, então calam as trevas dentro de nós e ao nosso redor."
Aquele que odeia seu irmão está nas trevas e nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos, frisou o Papa Francisco, citando novamente a 1ª Carta do Apóstolo João (2, 11). Em seguida, recordou o anuncio do Apóstolo Paulo na Carta a Tito (2, 11): "Manifestou-se a graça de Deus, que traz a salvação para todos os homens".

 
 
"A graça que se manifestou no mundo é Jesus, nascido da Virgem Maria, verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Entrou na nossa história, partilhou o nosso caminho. Veio para nos libertar das trevas e nos dar a luz. N’Ele manifestou-se a graça, a misericórdia, a ternura do Pai: Jesus é o Amor feito carne."
Frisando que Jesus pôs a sua tenda no meio de nós, o Santo Padre recordou que os pastores foram os primeiros a ver esta "tenda", a receber o anúncio de Jesus. "Foram os primeiros porque estavam entre os últimos, os marginalizados". Com eles, detemo-nos diante do Menino, detemo-nos em silêncio.


 

"Com eles, agradecemos ao Pai do Céu por nos ter dado Jesus e, com eles, deixamos subir do fundo do coração o nosso louvor pela sua fidelidade: Nós Vos bendizemos, Senhor Deus Altíssimo, que Vos humilhastes por nós. Sois imenso, e fizestes-Vos pequenino; sois rico, e fizestes-Vos pobre; sois onipotente, e fizestes-Vos frágil."

Nesta noite partilhamos a alegria do Evangelho, acrescentou: "Deus ama-nos; e ama-nos tanto que nos deu o seu Filho como nosso irmão, como luz nas nossas trevas."
Concluindo, o Santo Padre acrescentou:
"O nosso Pai é paciente, ama-nos, dá-nos Jesus para nos guiar no caminho para a terra prometida. Ele é a luz que ilumina as trevas. Ele é a nossa paz."
Ao término, Francisco deixou o Altar da Confissão deslocando-se com a imagem do Menino Jesus até a entrada da nave central, onde depositou o Menino na manjedoura do presépio montado na Basílica Vaticana. (RL)



Texto proveniente da página
Padre brasileiro concelebra a Missa do Galo ao lado do Papa: 'Emocionante'
 
Ricardo Marques consagrou a Eucaristia junto com o Papa Francisco.



Um padre de Santos, no litoral de São Paulo, viveu uma experiência inesquecível durante a noite desta terça-feira (25). Ricardo de Barros Marques, de 44 anos, concelebrou a 1º Missa do Galo comandada pelo papa Francisco, na basílica de São Pedro, no Vaticano. O convite partiu do Colégio Espanhol, onde Ricardo mora, que tradicionalmente envia sacerdotes para ajudar o papa durante algumas missas especiais.

Ricardo recebeu a confirmação de que participaria da Missa do Galo no último dia 17. Pelas redes sociais, ele anunciou aos amigos a realização do sonho. "O meu presente de Natal é concelebrar a Missa do Galo com o Santo Padre, o papa Francisco. Eu esperava a resposta do Vaticano, mas não podia dizer nada enquanto não fosse certa. É motivo de alegria para um sacerdote. Eu só assistia pela televisão. Agora poderei concelebrá-la com o Vigário de Cristo", disse o padre na ocasião.

O sonho do padre, que mora há vários anos na Itália, onde se especializou em Direito Canônico, se realizou na noite desta terça-feira. O padre conversou com a reportagem do G1 e contou detalhes sobre a celebração. "É um sonho. Eu fui um dos sacerdotes concelebrantes da Missa do Galo. Existiam sacerdotes de outros países também. O concelebrante é aquele que consagra a Eucaristia junto com o presidente da missa, que foi o papa Francisco. Alguns de nós concelebrantes distribuímos a comunhão ao povo. Foi emocionante", conta o padre, que chegou a utilizar seu perfil no Facebook para compartilhar alguns momentos da missa com seus seguidores.

Durante a cerimônia, o padre brasileiro encontrou tempo para fazer alguns registros fotográficos. Ele flagrou, por exemplo, uma imagem do Papa levando a imagem de Jesus para o presépio. "Por ser a primeira missa de Natal do papa foi emocionante. Mas com sobriedade, assim como foi sóbria a postura do papa, sem perder a alegria pelo nascimento de Jesus. Foi uma grande experiência", diz.

Para o padre brasileiro, o Natal de 2013 será inesquecível. "Estar perto do sucessor de Pedro tem um significado especial pelo o que ele é para nós. É alguém que nos confirma a fé. É o nosso 'Pai'. O Papa Francisco é um homem que transmite serenidade, amor e acolhida. Para os que são cristãos, anunciamos que Jesus é o salvador de todos. Para todos os brasileiros, que a gente possa promover o amor aos mais pobres, idosos e às crianças", afirma.

Missa do Galo

O papa Francisco, comemorando seu primeiro Natal como líder de 1,2 bilhão de católicos do mundo, aproveitou a Missa do Galo para pedir que as pessoas evitem o orgulho e o egoísmo e que os fiéis abram o coração a Deus. Ele celebrou a solene missa de véspera de Natal para cerca de 10 mil pessoas na basílica de São Pedro. Cerca de 300 cardeais, bispos e padres, incluindo o brasileiro, ajudaram o papa durante a Missa.
Fonte: http://www.meionorte.com/noticias/geral/padre-brasileiro-concelebra-a-missa-do-galo-ao-lado-do-papa-emocionante-231561.html

Fonte e fotos: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/12/padre-brasileiro-concelebra-missa-do-galo-ao-lado-do-papa-emocionante.html

Fonte fotos: http://www.google.com

Nenhum comentário: