segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Artigo de Janeiro de 2014 - Pe.Luís Gonzaga Bolinelli


Evangelizar alegremente.

 

Evangelizar é acreditar que, de acordo com Jesus Cristo, Deus tem um plano muito bom para todos nós. Mesmo diante de uma realidade muitas vezes marcada pelas trevas de tanto sofrimento e desigualdades, Deus continua firme em seu propósito de amar a todos, ajudando-os, com sua luz, a vislumbrar um novo mundo mais fraterno e justo. Por isso, evangeliza quem acolhe e vive esta verdade e a anuncia a todas as pessoas.

Acolher Deus com seu plano de amor é algo muito bom, que traz satisfação e alegria. É como se tivesse encontrado a luz, que orienta, no meio da escuridão, que deixa sem rumo. Portanto quem evangeliza é uma pessoa realizada, alegre e sabe que está transmitindo algo que levará satisfação e alegria a quem acolhe a mensagem proposta.

Mas como evangelizar de forma eficaz nos dias de hoje? Em meio a tantas alternativas que nos são propostas, foi com grande surpresa que todos recebemos o significativo presente que o Papa Francisco nos deu, no encerramento do Ano da Fé, com a publicação da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

Este documento não é tão grande, quanto grandioso! Temos diante de nós uma rica proposta a ser descoberta, valorizada e vivenciada. Portanto, agora cabe a todos nós: adquirir esta Exortação Apostólica, mas sem esquecê-la numa estante ou escrivaninha; ler o documento e não ficar satisfeito somente por saber o que está escrito lá; estudar a Evangelii Gaudium, aprofundando seu significado de proposta para a verdadeira evangelização no mundo de hoje; interiorizar esse documento sobre a Alegria do Evangelho, lembrando que antes de tudo, é para mim que está sendo feita uma proposta de conversão pastoral; colocar em prática, junto com outros membros da Comunidade, as grandes intuições que nos estimulam na vivência e anúncio alegre do Evangelho para todas as pessoas de nossa sociedade.

É o próprio Papa Francisco, ao abrir este documento sobre o Evangelho da Alegria, quem diz: “Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos”.

Assim começamos um Ano Novo, no qual, com certeza iremos realizar muitas Formações a partir deste itinerário evangelizador. Que a Alegria do Evangelho contagie a todos!

 

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: O 3º Domingo do Tempo Comum nos propõe o seguinte texto bíblico: Mt 4,12-23. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Hoje, quem é o povo que ainda está nas trevas? Como levar a verdadeira luz até eles? No que, ainda, preciso me converter? O que ainda preciso deixar para ser verdadeiro discípulo missionário de Jesus?

 

AGENDA
Ø  Semana de Formação de Evangelizadores 2014:
ü  São 4 Encontros, com cerca de 2 horas cada um, que devem acontecer em todas as Paróquias de nossa Diocese. Informe-se quando será na sua Comunidade!
ü  A Apresentação e distribuição dos Livros que serão utilizados, foi adiada. Logo mais informaremos data e local.
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 
Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: