segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Artigo de dezembro de 2013 - Pe.Luís Gonzaga Bolinelli


Sonhos que podem acontecer...


 

Sonhar, no sentido de ter perspectivas novas, de desejar algo bom, de vislumbrar a possibilidade de uma vida melhor, é necessário e faz bem. Isso pode tirar a gente do comodismo, pode tirar nossa vida da mesmice em que algumas vezes nos encontramos. Porém é necessário ter cuidado para que esses sonhos, mesmo quando forem audaciosos, sejam “sonhados com os pés no chão”! Isto é, não basta por uma coisa na cabeça e querer que aconteça de qualquer jeito; é preciso ter prudência para discernir o que é possível daquilo que é pura fantasia.

Nossos sonhos podem ser fruto de reflexões sobre nossa vida concreta, que fazemos em busca de novas conquistas. Mas também podem ser o resultado de insatisfações mal resolvidas, que se refugiam em fugas da realidade ou na procura de soluções mágicas ou megalômanas.

O melhor sonho é sempre aquele que está em sintonia com o sonho de Deus, com o projeto de Deus! Neste caso, sonhar é olhar a própria realidade com seus desafios e possibilidades e iluminá-la a partir da reflexão serena e atenta da Palavra de Deus, procurando discernir o que ele deseja de nós. No entanto, para Deus, o que importa sempre é que todos tenham vida e vida plena. Por isso, sonho bom é aquele que nos leva a realizar ações concretas para que o projeto de Deus, de vida plena para todos, possa se concretizar.

À luz da Palavra de Deus, percebemos que mesmo tendo sonhos grandiosos, Deus sempre está preocupado com os menos favorecidos, com os marginalizados e, por isso mesmo, inspira as pessoas a partirem de realidades simples, daquelas que muitas vezes são descartadas, mas que são as mais eficazes...

É impressionante como nos dias de hoje encontramos com muita facilidade pessoas que ficam pedindo muita contribuição para colocar em pé obras grandiosas, faraônicas, espetaculares..., dizendo ter sido Deus quem lhe pediu em sonho! Mas até que ponto estes tipos de sonhos estão em sintonia com o Deus que age a partir do último, do pequeno, do desprezado, sempre em benefício do mais fraco e de acordo com suas reais capacidades?

Todo bom sonho tem também a característica de poder ser redimensionado a partir da partilha com outras pessoas e acatando as muitas colaborações que podem trazer. Isso favorece a troca de ideias onde se percebe a necessidade de descartar alguns aspectos e enriquecê-lo com outros. Afinal, não posso impor um sonho que é só meu! Quando imponho algo, seja o que for, saio da sintonia com Deus, pois ele sempre propõe e respeita a liberdade de cada um.

Como diz aquela música do Zé Vicente muito cantada nas CEB’s: “Sonho que se sonha só pode ser pura ilusão, sonho que se sonha juntos é sinal de solução! Companheira, companheiro vamos ligeiro sonhar em mutirão... Eu quero ver, eu quero ver, acontecer... Um sonho bom, sonho de muitos, acontecer!”

 

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: O 4º Domingo do Advento nos propõe o seguinte texto bíblico: Mt 1,18-25. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Quem é a personagem principal? Quem aparece também e qual sua função? Qual é o meu maior sonho? Até que ponto ele está em sintonia com o projeto de Deus?

 

AGENDA
Ø  Semana de Formação de Evangelizadores 2014:
ü  São 4 Encontros, com cerca de 2 horas cada um, que devem acontecer em todas as Paróquias de nossa Diocese. 

      ATENÇÃO: A DATA DE 08 DE FEVEREIRO QUE SERIA A APRESENTAÇÃO DA SEMANA DE FORMAÇÃO DE EVANGELIZADORES DE 2014, FOI ADIADA, EM BREVE SERÁ DIVULGADA UMA NOVA DATA.  AGUARDEM!
 
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: