sexta-feira, 21 de setembro de 2012

UM POUCO DE FORMAÇÃO !!! PARA NÓS QUE SOMOS ETERNOS "APRENDIZ"


BÍBLIA E CATEQUESE 

Leitura da Bíblia na catequese – Princípios pedagógicos

A Sagrada Escritura é uma das fontes da Catequese: nela bebemos do conteúdo e da mensagem para uma catequese que leve a experiência com a pessoa de Jesus. Por isso, alguns erros metodológicos, no que diz respeito a utilização da Bíblia na Catequese, precisam ser extintos de nossos encontros de catequese.

1.Como não ler a Bíblia na catequese?
- para conseguir disciplina (“eles só ficam quietos diante de histórias interessantes”)
- para passar o tempo (“quando não temos mais nada para fazer, lemos a Bíblia”)
- para domesticar os catequizandos (normas, proibições, ameaças)
- para mostrar o erro dos outros, para provar um argumento, para confirmar uma idéia (para disputa não vale!).

Sete “pecados capitais” da leitura bíblica
1.Leitura fundamentalista/ literalista
O que é: interpretar o texto sagrado ao pé da letra, sem levar em conta o que o texto diz por trás das palavras (contexto sócio-político-religioso-cultural-econômico-ideológico).
Sintomas: Fanatismo: defesa violenta das próprias ideias sobre a Bíblia; colocá-la acima dos principais valores humanos; Intolerância com pessoas e grupos que interpretam de forma diferente os mesmos textos.
Como evitar: Não impor aos outros suas próprias ideias; Deixar-se questionar pelas ideias dos outros; Levar em conta o contexto em que os livros surgiram; Descobrir nos textos o que há de simbólico, poético etc. Não usar da Bíblia para justificar doutrinas pessoais.

2.Leitura apologética
O que é: usar textos para defender idéias ou doutrinas que não estão presentes neles. (Apologia quer dizer defesa).
Sintomas: Tradicionalismo: colocar a religião, a doutrina e os ritos acima da busca da Verdade e da defesa da vida; Medo de descobrir nos textos dados novos e diferentes que questionam parte da tradição recebida.
Como evitar: Abrir-se ao novo trazido pela realidade e pela Palavra; Ler não apenas o trecho selecionado; descobrir livros e textos relacionados para ampliar a visão; Não ser submisso à interpretação já pronta dos livros; ter espírito de busca e pesquisa; Ser fiel ao conteúdo dos trechos estudados.

3.Leitura intimista
O que é: interpretar os textos exclusivamente em benefício pessoal; ahcar-se único destinatário da Palavra.
Sintomas: Emocionalismo: ler só com o coração, sem usar a cabeça como se a Bíblia fosse um livro de auto-ajuda; Absolutizar textos agradáveis e negar textos mais duros.
Como evitar: Abrir-se à dimensão social e comunitária da Bíblia; Não ser sozinho, mas buscar as opiniões dos outros; Procurar conhecer amplamente a Bíblia, ler também os textos que parecem, à primeira vista, distantes de sua realidade pessoal; Respeitar a autonomia do texto, out seja, reconhecer que ele foi escrito para outras pessoas numa situação histórica diferente da sua; Ler com o coração da Igreja.

4.Leitura esotérica
O que é: usar a Bíblia como se fosse um de fórmulas mágicas, de ciências ocultas. (Esotérico quer dizer oculto).
Sintomas: Misticismo: crer que existem na Bíblia conhecimentos acessíveis somente a poucos privilegiados;
Citar frases isoladas como se fossem palavras mágicas. Usar a Bíblia para fazer previsões do futuro. Abrir a Bíblia aleatoriamente para ouvir o Deus tem a nos dizer.
Como evitar: Não ler a Bíblia para adivinhar o futuro, ou como se os textos do Antigo Testamento fossem apenas anúncios do que aconteceria na época de Jesus; Ser fiel ao conteúdo dos trechos estudados; Não usar frases bíblicas isoladas, desvinculadas de seu contexto, como “abracadabra” em situações difíceis; Ter humildade e reconhecer que toda interpretação da Palavra deve estar de acordo com o projeto de Jesus.

5. Leitura reducionista
O que é: reduzir os textos à dimensão religiosa; desprezar seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. 
Sintomas: Devocionismo ao texto: achar tudo bonito, correto e piedoso, sem levar em conta a fraquezas do povo de Deus. Conservadorismo religioso, falta de consciência social; Falta de confiança no ser humano.
Como evitar: Lembrar-se que Deus é Deus em todas as dimensões da Vida, não só na religião; Valorizar as diversas dimensões da vida (política, economia, cultura, afetividade etc.) como queridas por Deus e importantes para a felicidade humana; Interpretar os textos tendo em mente as várias dimensões da vida.

6.Leitura materialista
O que é: interpretar a Palavra de uma forma puramente científica; negar a inspiração divina dos textos.
Sintomas: Intelectualismo: ler só com a cabeça, sem usar o coração, como se a Bíblia fosse um baú de fósseis; Usar a Bíblia só para estudar as civilizações antigas, sem interesse nas civilizações humanas de hoje.
Como evitar: Cultivar a leitura orante da Bíblia, em intimidade com Deus, invocando sempre (na oração ou no mero estudo) o Espírito Santo; Buscar o bem comum e da defesa da vida em primeiro lugar, em obediência ao Deus da Vida; Reconhecer com humildade a presença do Deus vivo na história e colocar-se a serviço Dele na luta pela justiça.

7.Leitura espiritualista
O que é: ler a Bíblia e a vida com os olhos voltados para a salvação pessoal, sem preocupação com a vida do irmão.
Sintomas: Moralismo: dar mais importância ao bom comportamento que o bem do ser humano; colocar a lei acima da vida; Desprezo pelo corpo humano e pela afetividade.
Como evitar: Ler com os pés no chão, lembrando que não há alma sem corpo nem corpo sem alma; Ler com a preocupação de melhorar o aqui-e-agora de toda a humanidade, por menos “santa” que ela seja.

** Baseado na Revista Ecoando. Adaptações: Roberto Bocalete- (Seminarista em São José do Rio Preto)



Nenhum comentário: