terça-feira, 4 de setembro de 2012


Lectio Divina é uma opção para celebrar o Mês da Bíblia



O mês de setembro começou e, com ele, o Mês da Bíblia. Talvez, algumas pessoas até se perguntem: "como viver este mês?" ou "há alguma forma mais interativa de ler a Bíblia, já que é um livro tão denso?" Em matéria publicada na Agência Zenit, em 2009, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, dá uma dica para os católicos celebrarem o mês da Bíblia: praticar a Lectio Divina, ou, simplesmente, Leitura Orante da Bíblia.

Agora, talvez, algum leitor se pergunte: "Como fazer uma leitura orante da Bíblia?"  Dom Orani lembra que a orientação da Igreja em favor da Lectio Divina se faz "como modo de acolher no coração e na mente a Palavra de Deus, que será transformada em vida e prática na vida diária como testemunho evangélico."

Neste ano de 2012, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB orienta o estudo do Evangelho de Marcos. O Evangelho foi escolhido por estar em sintonia com o Ano Litúrgico e com o Projeto Nacional de Evangelização, que reforça o Brasil na missão continental. O tema do Mês, escolhido pela Comissão Bíblico-catequética da CNBB, é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos" e o lema é: "Coragem! Levanta-te! Ele te chama!". 

Nenhum comentário: